Agentes de trânsito de Goiânia foram capacitados para fiscalizar a circulação de veículos de carga com excesso de peso. A medida, ocorrida nesta quinta-feira (16), faz parte do compilado de ações realizadas pela prefeitura da capital, para mitigar danos e proteger o asfalto da cidade. Anteriormente, o prefeito Sandro Mabel também buscou soluções junto a representantes da construção civil para discutir o transporte e o descarte de concreto na cidade.

Na reunião, realizada no último dia 30, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi), Felipe Melazzo, ressaltou que a entidade não compactua com práticas ilegais, como o descarte de concreto nas ruas, e sugeriu que punições sejam direcionadas aos agentes infratores, e não às empresas.



Estiveram presentes na reunião o presidente da Ademi-GO, Felipe Melazzo, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel e secretários



Fiscalização

De acordo com o prefeito Sandro Mabel, estudos técnicos apontaram que um único caminhão com excesso de peso pode causar danos equivalentes a milhares de passagens de veículos leves, provocando fissuras, afundamentos e desgaste prematuro do pavimento. Além disso, os danos elevam os gastos públicos com recapeamento e manutenção em mais de 30%, se comparado com vias que não tem circulação de veículos com excesso de peso.

Portanto, segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), 20 agentes foram treinados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para cumprir a determinação de que veículos com carga acima da capacidade não circulem em Goiânia. A medida vale para caminhões no geral e também para os que transportam concreto e atendem obras na cidade, conforme o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Além da capacitação, conforme a pasta, já estão em andamento os procedimentos para aquisição de balanças móveis e adequação da frota operacional que fará o transporte dos equipamentos. A fiscalização será ampliada progressivamente e incluirá todos os tipos de carga que circulam em Goiânia.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na pesagem dos caminhões a tolerância do peso é de 12,5% por eixo nas cargas acima de 50 toneladas. Já para as cargas inferiores, é permitido até 5% de excesso de peso.